quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Receita do dia: Hambúrguer de Quinoa

Gente peguei essa receita hoje e resolvi fazer! Super prática e saudável! Espero que façam e gostem!

Hambúrguer de Quinoa

Ingredientes:

200 g de quinoa em grãos
200 g de aveia em flocos finos
100 g de cenoura ralada
100 g de abobrinha ralada
100 g de cebola picada
60 ml de azeite extra virgem
Uma pitada de noz moscada
1 gema de ovo
Sal e pimenta (a gosto)
Modo de Preparo:

Em uma panela, cozinhe a quinoa (já lavada) usando apenas água e sal por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Em uma frigideira, acrescente o azeite e refogue a cebola, a abobrinha e a cenoura por 2 minutos. Em um recipiente, junte a quinoa, os ingredientes refogados e os demais ingredientes. Misture até formar uma massa. Depois, é só separar essa massa em pequenas porções e moldar esses pedaços de modo que fiquem com formato de hambúrguer.

Na hora de servir, acrescente tomate e alface e deixe seu hambúrguer ainda mais saboroso e nutritivo!

#Dica: Em vez de fritá-los, que tal experimentar o hambúrguer assado? É só colocar para assar em fogo médio-alto até dourar!

Você também pode dar seu toque ao hambúrguer! Use a criatividade e experimente acrescentar ingredientes como salsinha, cebolinha, brócolis e manjericão nessa receita!

Fonte:http://www.natue.com.br/natuelife/receita-da-semana-hamburguer-de-quinoa.html

domingo, 10 de maio de 2015

Tapioca: aliada da dieta



Já faz um tempinho que retirei o pão da minha dieta (inclusive o integral) e incluí definitivamente a tapioca em meu cardápio. Livre de glúten e ideal para garantir a saciedade, a iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.


Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva.

Benefícios da tapioca

O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumí-la, pois 50 gramas da massa tem 70 calorias. "Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo", diz.

Recheio da tapioca

Outra dica na hora de preparar a tapioca é prestar atenção aos ingredientes do recheio, para que não se transforme em uma opção muito calórica. "Os melhores recheios são atum, frutas, queijos brancos, carnes magras (como peito de peru e frango desfiado). Ou ainda pode-se misturar doce e salgado, como semente de chia, cottage e mel. E se preferir, somente com sabor doce, recheada com pasta de gergelim, banana e amaranto, grão rico em proteína e que possui aminoácidos", explica.

A chia é um diferencial na receita, fazendo com que o preparo fique ainda mais saudável. "A adição de chia, muito rica em fibras, ajuda a diminuir o índice glicêmico no sangue e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas", afirma.

Já os ingredientes que levam muitos corantes, como ketchup, mostarda e maionese, devem ser evitados, assim como o doce de leite e o chocolate, que são mais calóricos. Na hora do consumo, os líquidos também devem ser evitados. "O recomendado é nunca consumir líquidos durante as refeições, pois eles aceleram o processo de saciedade. Se possível, tome um suco ou chá, meia hora depois", recomenda.

Fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/tapioca-emagrece-medica-explica-como-usa-la-para-perder-peso

Receita de tapioca funcional (minha opção no café da manhã)

Ingredientes:

- 2 col de goma de tapioca peneirada
- 2 claras
- 1 gema
- 1 col café de azeite ou ghee
- 1 col de sobremesa de chia
- sal a gosto

Preparo: 

Refogue as claras e a gema numa frigideira com o azeite e tempere com o sal, reserve. Aqueça outra frigideira antiaderente e polvilhe a goma de tapioca misturada com a chia, se necessário passe uma colher para espalhar, só para que a goma se espalhe de forma uniforme no fundo da frigideira. não aperte para não ressecar a massa. Deixe 1 minuto em fogo baixo e acrescente os ovos mexidos, depois feche a tapioca e sirva. Rendimento: 1 porção.

Dica: se preferir pode colocar uma pitadinha de sal na mistura da goma antes de lavar ao fogo para dar mais sabor.




quarta-feira, 6 de maio de 2015

5 motivos para se exercitar no inverno

Com a chegada do frio a vontade de praticar atividade física vai embora... Depois é aquela correria pra compensar a preguiça dos meses em que paramos e ficar em forma para o verão!                            


No frio, sentimos mais vontade de consumir alimentos calóricos devido a necessidade do nosso corpo de manter a temperatura interna estável e gastarmos mais energia por conta disso.

No entanto, é necessário atenção aos alimentos que ingerimos, pois apesar de nosso corpo consumir mais energia em dias frios, se nosso consumo por alimento calóricos (que muitas vezes são pouco ou nada nutritivos) aumentar, podemos colocar nossa saúde em risco. Praticar atividade física ajuda sim, mas sempre é aconselhável manter a qualidade dos nutrientes para manter nosso organismo saudável.

Hoje trago 5 dicas pra você não desanimar e continuar a praticar exercícios no inverno, que na verdade é um período mais propício para gastar energia e ganhar saúde! 

E se você ainda não pratica, que tal começar hoje mesmo uma atividade diária de apenas 30 minutinhos? Escolha algo que você goste, descubra, ao ar livre ou academia, o que importa é algo que lhe faça bem e espante a preguiça pra bem longe!

Fonte: http://www.trackandfield.com.br/



1. Maior gasto calórico

Precisamos manter a temperatura corporal. O resfriamento da pele  aumenta o reflexo do tônus muscular, ocasionando os tremores, que é uma forma de gerar calor. Assim há um aumento no gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades de intensidade moderada, ideais para queimar gordura, e que mantém aquela sensação de friozinho, são otimizadas nesse período.


2.Mantenha o bom humor

Parando de fazer atividade física no inverno, em 15 dias, sua capacidade aeróbica irá diminuir, diminuindo a produção de endorfina. Com isso você ficará irritado com mais facilidade. Evite o stress mantendo-se ativo também no inverno. No inverno os dias cinzentos favorecem o sentimento depressivo? A atividade física produz hormônios, como a endorfina, que combatem essa sensação. Mantenha o alto astral mesmo nos dias mais frios e nublados!

3. Chega de vergonha

Se você é daquelas pessoas que tem vergonha de fazer exercícios porque todos ficam olhando, o corpo fica mais exposto, aproveite o inverno! As roupas podem disfarçar os quilos extras e você se prepara para colocar tudo à mostra no verão.

4. Mais gostoso treinar

Quem sofre com sobrepeso e obesidade sente um incômodo grande no verão, quando o calor estimula ainda mais a transpiração. Transpirando menos no inverno, o treino fica mais agradável. Mas fica o alerta: isso não significa que quem está acima do peso deva se exercitar somente no inverno.

5. Mande embora o sedentarismo

Você é do time que curte o inverno debaixo das cobertas? Passar a maior parte do tempo sem fazer exercícios ou se movimentar acaba com o seu condicionamento. "Praticar esportes só no verão - já que a quantidade de roupas é muito menor - é um grave erro", afirma o educador físico Daniel Gusmão. O sedentarismo é considerado uma doença, capaz de gerar muitas outras, por isso, proteja-se o ano inteiro.

Read more: http://www.fiqueinforma.com/qualidade-de-vida/motivos-para-fazer-exercicio-no-inverno/#ixzz3ZO35N4XB

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Empadão com massa de grão de bico

Essa receita, super saudável, livre de glúten e lactose tem por base o grão de bico que também é muito benéfico para a saúde. Por conter fibra dietética, os grãos de bico servem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, mas por sua vez é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos. Então, pode reduzir o risco de sofrermos ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes cérebro vasculares.

Seus componentes são excelentes para promover a saúde digestiva, em casos de diarreia por exemplo,  não há nada melhor do que um prato de grão de bico para estabilizar e fortalecer o intestino.




Ingredientes

Recheio:
2 xícaras (chá) de palmito pupunha picado em cubinho
1 xícara (chá) de vagem cortada fina
1 xícara (chá) de cenoura cortada em cubinho
½ xícara (chá) de azeitona preta sem caroço
½ cebola picada
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) rasa de araruta
1 colher (sobremesa) de orégano
1 xícara (chá) de água

Massa:
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido na água e sal
1 colher (sopa) de ghee
1 colher (chá) de sal
½ colher (chá) cúrcuma
¾ xícara (chá) de farinha de arroz
¼ xícara (chá) de água gelada

Modo de preparo

Recheio:

Refogar a cebola com azeite numa panela média.
Acrescentar o palmito, vagem e cenoura e cozinhar com um pouquinho de água até ficar aldente.
Dilua a araruta com uma xícara de água e adicione aos vegetais, mexendo em fogo médio até ficar bem transparente e espesso.
Acrescente a azeitona, misture e desligue o fogo.
Deixe o recheio esfriar enquanto faz a massa.

Massa:
No processador, coloque o grão-de-bico cozido, ghee, sal e cúrcuma e processe para misturar.
Adicione a água e a farinha aos poucos e processe até virar uma massa bem empelotada.
Forre uma forma quadrada de + ou - 23 cm de diâmetro com a massa, recheie e cubra com mais massa. Leve ao forno por 30 minutos à 180ºC.

Dica: Pode substituir o ghee (manteiga clarificada) por azeite extra virgem. Sirva com salada verde!

sábado, 2 de maio de 2015

Muffins de abobrinha

Hoje fiz essa receita de Muffins de abobrinha e não podia deixar de compartilhar aqui porque é muito fácil e fica show! Ah, e o melhor: sem glúten, super funcional!!!

Ingredientes:
1 ovo
1/2 xícara de leite desnatado
2 colheres de azeite
Sal a gosto
1 col de queijo ralado Light
1 col de (chá) de orégano
2 abobrinhas raladas
1 xíc de farinha de arroz
1 col de sopa de fermento


Preparo:
Em uma tigela mistura o ovo, o leite, o azeite, o sal, o queijo e o orégano, bater com o fuet até ficar homogêneo. Junte a abobrinha e a farinha para misturar bem, em seguida acrescenta o fermento. Distribua a massa numa forma de muffin untada e asse por cerca de 20 min em forno pré aquecido a 180 graus.



sexta-feira, 1 de maio de 2015

Já bebeu água hoje?

Gente, preciso falar pra vocês: ingerir no mínimo 2 litros de água todos os dias é muuuuito importante, sim! Eu não tinha esse hábito algum tempo atrás mas aprendi do pior jeito que a água é um santo remédio para diversos males que afetam o funcionamento correto do nosso organismo. Experiência própria!
Além de meu intestino não funcionar regularmente, anda tive cálculo renal... tudo por falta da quantidade adequada de água todos os dias! Agora, bebo todos os dias 2 litros, levo a garrafinha para o trabalho e  não esqueço mais, afinal já se tornou necessidade. Então, não espere sua saúde gritar por socorro, comece hoje mesmo a beber água!



Veja a seguir 5 motivos para beber água regularmente e prepare a garrafinha para levar todos os dias com você!


1. Ajuda a emagrecer

De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. "O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela " fominha" no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo", diz a nutricionista.



2. Mantém pele, unhas e cabelos bonitos
A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. "A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele", diz a médica.



3. Evita inchaço e retenção de líquidos
Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: "Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço", explica Gabriela Maia. Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: "Antes de dormir, coloque rodelas de limão, laranja folhas de hortelã em uma jarra com dois litros de água, conservando-a na geladeira. No dia seguinte você terá uma bebida refrescante e livre de calorias", recomenda a nutricionista.




4. Evita dores de cabeça e mau humor
Segundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. "Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre", diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. "O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água", diz a nutricionista funcional. Estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.



5. Previne problemas nos rins

Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. "A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina", diz a nutricionista Gabriela Maia.
Fonte: Programa Bem Estar - GNT

Para começo de conversa...

Foto: arquivo pessoal - Praia de Carneiros - PE Abril 2015
Para quem ainda não me conhece, uma breve descrição sobre mim e sobre o intuito deste blog;  amo tudo o que traz saúde, seja para o corpo, seja para a alma!  Ao me tornar mãe da Letícia reformulei algumas coisas aqui no blog para aproximar você de minha rotina pós maternidade. Procuro trazer aqui além de receitas testadas e aprovadas, dicas que podem fazer bem para você, para seu cotidiano e para sua família. Gosto de praticidade, nada muito complicado. Ah, e claro: amo viajar. Vou tentar aproximar vocês de minhas experiências, pois em cada viagem voltamos com outra roupa na alma... Espero que curtam e aproveitem minhas publicações aqui!E espero seus comentários! Vamos começar?

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Brigadeiro de mandioca

Olá! Hoje trago a vocês uma receita de um doce que é paixão nacional: brigadeiro! Claro que esse aqui é um blog de alimentação saudável, então adaptei essa receita que já era mais saudável que a tradicional, por levar a mandioca no lugar do leite condensado e o resultado não podia ser melhor: brigadeiro de mandioca sem açúcar, super light! Esse é para comer sem culpa!

Ingredientes:
- Mandioca cozida e amassada - 1 1/2 xícara
- Margarina light sem sal - 2 colheres de sopa
- Adoçante culinário - 1 colher de sopa
- Leite em pó desnatado - 1 xícara
- Cacau em pó - 1 colher de sopa

Preparo:
Em uma panela, derreta a margarina, acrescente a mandioca amassada, misturando bem. Depois, acrescente os demais ingredientes e cozinhe até desprender da panela. Aguarde esfriar e enrole.

Dica: Pode passar em chocolate granulado, porém contém açúcar; mas se quiser pode substituí-lo por castanha de caju torrada e triturada, fica mais saudável, pois a castanha de caju é rica
em  Ferro, Fósforo, Selênio, Magnésio e Zinco.