terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Purê de Abóbora Vegan

Estava procurando uma receitinha de purê de abóbora sem leite para a Letícia e encontrei essa, resolvi testar e deu super certo! Muito fácil de fazer, sem contar os inúmeros benefícios da abóbora: um alimento super nutritivo, de baixo valor calórico, fonte vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, fósforo e zinco... entre outros!
Gostou? Então confere a receita que é super rápida e fácil de fazer!


Ingredientes


1 cebola pequena picada
500g de abóbora picada e descascada

1/4 col. de chá de noz moscada / 1 fio de azeite / sal a gosto


Modo de preparo
Em uma panela coloque a cebola picada finamente (se preferir pode ser ralada), acrescente azeite, uma pitada de sal e a noz moscada, o restante do sal iremos ajustar apenas no final, neste primeiro momento coloque só uma pitadinha, ok?! Deixe em fogo baixo com a panela totalmente tampada para não perder o aroma, espere até que a cebola fique ligeiramente transparente.

Acrescente os pedaços de abóbora cortados, lavados e descascados, misture bem e adicione apenas um dedinho de água, você irá cozinhar com a tampa fechada ou entreaberta para deixar esse purê de abóbora bem perfumado, por isso fique atento apenas abrindo algumas vezes para adicionar mais água conforme for secando, em geral abóbora cozinha bem rápido então atenção redobrada…

Com uma colher ou garfo vá amassando os pedaços de abóbora que já estiverem moles, quando você tiver todos amassadinhos ai é hora de ajustar o sal, acrescentar mais água ou deixar secar conforme a sua preferência… Está prontinho!








quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Receita - Camarões de Carneiros

  Olha só, no último final de semana, vi uma receita de camarões que a Angélica mostrou no Estrelas e resolvi testar aqui em casa. Chamei o  pessoal pra comer e todos aprovaram! Fez lembrar quando estivemos em Carneiros - PE em 2015... outra viagem maravilhosa por Alagoas e Pernambuco... segue aí:

INGREDIENTES
  • 400
    g de queijo gorgonzola
  • 300
    ml de leite integral
  • 2
    caixas de creme de leite
  • 500
    ml de suco de goiaba (fazer com duas goiabas)
  • 1
    goiaba
  • 6
    colheres de sopa de mel
  • 800
    g de filé de camarão
  • 400
    g de arroz branco tipo 1
MODO DE PREPARO
  1. Molho do queijo: colocar em uma frigideira em fogo baixo o leite, o queijo gorgonzola ralado e creme de leite até o queijo derreter e o molho ter consistência.
  1. O arroz: cozinhar o arroz em água fervendo por aproximadamente uns 10 minutos e sal a gosto. Depois de cozido, molhar para soltá-lo.
  1. Molho de goiaba: cozinhar os 500ml de suco de goiaba com a goiaba em cubos (sem caroço e sem casca) e as 6 colheres de mel por 5 minutos até o molho pegar consistência.
  1. Colocar o arroz dentro da panela do molho de goiaba e misturar por 2 minutos, ao finalizar, colocar as porções nos pratos com bacon acima da porção.
  1. Camarão: temperar apenas com sal a gosto, em seguida, numa frigideira, colocar uma colher de sopa de manteiga (80g) e o camarão e fritando-o até o que o mesmo fique rosado. Retirar o camarão e colocar na panela do molho gorgonzola por 5 minutos.

Viagem a Natal RN - Praia de Genipabú

  Dando continuidade ao nosso relato da viagem a Natal nas férias, hoje trago aqui nosso passeio pela belíssima praia de Genipabú, onde conhecemos as famosas dunas e os dromedários que são também uma atração por lá.
Praia de Genipabú RN
Vista das dunas de Genipabú


Dia 3 - Praia de Genipabú


  Como todos os dias, acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã do hotel, que por sinal era muito bom, todos os dias: tapioca, cuscuz e suco detox ( meio paradoxo, mas era assim!) e seguimos nosso roteiro , agora em direção à famosa praia de Genipabú, localizada no município de Extremoz a cerca de 25 km da capital.

  Essa praia também já foi cenário de novelas famosas como "Tieta", "O Clone" e "Flor do Caribe" por causa das paisagens que lembram um oásis em meio ao deserto. É realmente maravilhosa!

  Almoçamos num dos restaurantes à beira da praia e depois de um banho de mar, decidimos subir as dunas a  pé! O que foi realmente um desafio, com a Letícia no sling, um sol escaldante e uma longa e íngreme subida em direção aos dromedários, sob muitos olhares e comentários espantados: - vocês vão a pé com a bebê?? - rs...

Subindo as dunas coma bebê
Mas é que para nós não valia a pena comprar um passeio de buggy, já que com a bebê seria bem mais difícil encarar sol, vento e areia por horas, além de não ser possível fazer o passeio "com emoção" com todas aquelas manobras dos bugueiros. Se você for para lá (sem bebê) recomendo esse passeio de buggy a outros, pois realmente as dunas de lá são as maiores e as paisagens as melhores!

Vista do alto das dunas para a praia de Genipabú - RN
 Enfim subimos as dunas, e Letícia (acreditem) dormiu no caminho! Chegando lá, a paisagem que desfrutamos era de tirar o fôlego (literalmente) e compensou todo o esforço!

Dromedários da praia de Genipabú
  Tomamos uma água de coco bem geladinha e descansamos, conhecemos os dromedários vestidos a caráter, animais típicos das Arábias, alguns foram trazidos da Espanha e outros nasceram no Rio Grande do Norte mesmo. Eles suportam até 500 kg, mas para serem preservados fazem os passeios com no máximo a metade, sempre se revezando. Um passeio de 15 minutos custa em média R$45.



Após o passeio, descemos as dunas, o que foi muito fácil e gostoso... e voltamos para nosso hotel.

Esse relato faz parte do nosso roteiro nas férias em Natal, se você perdeu as postagens anteriores, clique aqui e siga acompanhando as próximas postagens!


sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Natal RN Feira de Artesanato e passeio na Lagoa de Jacumã


Centro de Turismo - Artesanato


  No segundo dia em Natal, após o café da manhã visitamos o Centro de Turismo de Natal, onde há várias lojinhas de artesanato e alguns restaurantes.
  O local tem uma uma vista privilegiada da cidade, a construção do prédio era um antigo presídio e tem uma decoração muito característica com lixeirinhas no formato de caju, além de bonecos de Lampião e Maria Bonita que enfeitam uma das entradas.
Centro de Turismo

Bonecos Lampião e Maria Bonita
 Lá também ocorre uma atração bem famosa o Forró com Turista que ocorre todas as quintas à noite. O Centro de Turismo de Natal fica localizado na Rua Aderbal de Figueiredo, 980.


Lagoa de Jacumã


     Logo após a visita, seguimos de carro para a Lagoa de Jacumã que fica cerca de 35 km de Natal. Para este passeio, segui as dicas do blog Para Viagem onde Rafael Miranda conta como chegar lá de carro, já que o acesso normalmente é feito de buggy. Como já falei aqui, estávamos com nossa bebê e portanto buscamos algumas alternativas de passeio, já que os buggys eram inviáveis para nós. Nesse blog há muitas dicas legais dos passeios em Natal para quem vai com criança pequena, anotei várias delas, montei nosso roteiro e seguimos no decorrer dos dias.
  Seguimos pela via Costeira em direção à BR 101 e posso dizer que só a vista dessa via já é uma atração à parte. É possível apreciar a vista das belas praias, o mar azul, lindo que deslumbramos é indescritível!
Lagoa de Jacumã
Bebê brincando na Lagoa de Jacumã



  Chegando lá, ficamos na barraca da Marisa onde ficamos numa mesa com guarda-sol e a Letícia brincou na areia e na água tranquilamente. Para quem gosta de aventura, há também o eskibunda e a tirolesa opções legais para se divertir. É possível ainda contratar passeios de buggy diretamente lá, onde levam para conhecer as dunas da região; os bugueiros ficam ali ao lado das barracas à disposição.
Almoçamos por lá e depois voltamos para Ponta Negra apreciando as paisagens pelo caminho. Para saber como foi o início de nossas andanças pelo Rio Grande do Norte, clique aqui .
Ponte Newton Navarro

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Viagem a Natal RN

  No final do ano fizemos nossa primeira viagem com nossa pequena para o Nordeste. Escolhemos um roteiro possível de se fazer com crianças pequenas e antes de viajar tive que me informar muito de como conhecer alguns dos principais pontos turísticos levando um bebê pela primeira vez! Confesso que não foi fácil planejar e organizar essa viagem, antes era só jogar as coisas na mala, comprar passagens, reservar hotel e pronto! Agora, com minha bebê de 1 ano a história é bem diferente. Desde a estrutura de lugares com trocador ( ou no minimo um banheiro decente) até a duração de passeios, alimentação, entre outros são muitas coisas que envolvem uma logística infinita para sair de casa com criança. Mas posso afirmar que no fim tudo vale a pena, conseguimos curtir as férias numa boa e com gostinho diferente.
  Resolvi dividir o relato dessa viagem em vários posts que colocarei aqui nos próximos dias. Foram 7 dias incríveis em Natal e pelo litoral do Rio Grande do Norte e não quero perder nenhum detalhe, por isso vou colocar dia a dia pra que vocês conheçam um pouquinho das maravilhas que vimos por lá e possam anotar algumas dicas que podem ser úteis. Vamos lá?

1º dia - Maior Cajueiro do Mundo e praia de Pirangi do Norte


  Ficamos hospedados na Praia de Ponta Negra, uma das principais e mais lindas de Natal, o hotel tinha uma vista incrível para o mar que todos os dias podíamos contemplar ao tomar o café da manhã.

  Uma das principais diferenças dessa viagem foi que optamos por alugar um carro ao invés de comprar os passeios das agências de turismo como fazíamos anteriormente. É que dessa forma teríamos mais liberdade de ir e vir e também poderíamos organizar o roteiro como quiséssemos, o que deve ser considerado com criança pequena.
  No primeiro dia, após nosso café seguimos pela Rota do Sol que fica entre Natal e Pipa e fomos conhecer o Maior Cajueiro do Mundo. Chegando lá, já da rua conseguimos ver as folhas e galhos que tomam conta de uma quadra inteira, é lindo! Confesso que superou minhas expectativas, é muito interessante ver uma árvore tão linda que forma uma quase floresta de galhos rasteiros e folhas que forma uma sombra gostosa e parecem desenhar uma arquitetura natural belíssima. O local tem passarelas que transcorrem todo o entorno do cajueiro e é possível passear entre todos os galhos, além de um mirante onde se pode ter a visão do alto da árvore, além de uma vista incrível da praia de Pirangi do Norte. Há também um guia no local que conta a história do cajueiro e suas curiosidades e depois do passeio eles servem suco de caju natural geladinho que é uma delícia! A Letícia também provou e adorou!
Maior Cajueiro do Mundo - Passarelas entre galhos
Mirante do Cajueiro


  Após a visita, na parte de fora há uma feirinha de artesanato e produto regionais onde aproveitamos para comprar umas lembrancinhas e castanhas de caju que por lá é muito barato!
  Após o almoço passeamos pela praia de Pirangi, que é uma praia quase deserta mas muito linda com águas cristalinas, mar azulzinho e areia amarelinha... típica das praias de lá.

Praia de Pirangi